Logo da Upload

Tudo o que você precisa saber sobre sarcoma e carcinoma: sintomas, diagnóstico e tratamento!

Por autor simples | Publicado: 02/04/2023

Tudo o que você precisa saber sobre sarcoma e carcinoma: sintomas, diagnóstico e tratamento!

Tudo o que você precisa saber sobre sarcoma e carcinoma: sintomas, diagnóstico e tratamento!

O câncer é um inimigo astuto e multifacetado. Agora você é um médico, especialista em oncologia, e a sua tarefa é combater esta doença em todas as suas formas, seja sarcoma ou carcinoma. 

E para combatê-lo, é essencial entender totalmente estas duas formas comuns de câncer: seus sintomas, como diagnosticá-los e como tratá-los. No blog de hoje, eu vou te falar um pouco sobre o sarcoma e o carcinoma. 

Sarcoma: um inimigo invisível

O que é sarcoma?

Sarcoma é uma forma de câncer que se origina nos tecidos conjuntivos, como ossos, músculos, gordura, cartilagem, vasos sanguíneos, ou outros tecidos moles e de suporte do corpo. 

São relativamente raros se comparados com outros tipos de câncer, mas nem por isso menos perigosos.

Sintomas do sarcoma:

Os sintomas do sarcoma variam amplamente e dependem da localização exata do tumor. 

Alguns dos sintomas mais comuns incluem caroços ou inchaços que podem ser sentidos sob a pele, dor (se o tumor pressiona nervos ou músculos), ou problemas de mobilidade se o sarcoma afeta os ossos ou os músculos.

Diagnóstico do sarcoma:

O diagnóstico de sarcoma começa com um exame físico e uma revisão dos sintomas do paciente. 

Se suspeitar de sarcoma, o médico pode solicitar exames de imagem como raios-X, ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (CT). Uma biópsia pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.

Tratamento de um sarcoma:

O tratamento para o sarcoma varia de acordo com o tipo e o estágio do câncer. Pode incluir cirurgia para remover o tumor, quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, pode ser utilizado um tratamento direcionado para bloquear o crescimento do câncer.

Carcinoma: um inimigo comum

O que é carcinoma?

Carcinoma é o tipo mais comum de câncer. Origina-se nas células que revestem a pele ou os tecidos que revestem os órgãos internos, como o fígado ou os rins.

Há vários tipos de carcinoma, incluindo carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas, carcinoma de células renais, carcinoma de células hepáticas, e carcinoma de células transicionais.

Sintomas do carcinoma:

Os sintomas do carcinoma podem variar dependendo do tipo e da localização do câncer. 

No entanto, alguns sintomas comuns podem incluir alterações na pele, como uma nova mancha ou uma mudança em uma mancha ou sinal existente, uma ferida que não cicatriza, alterações na função do órgão afetado, e dor ou desconforto no local do câncer.

Diagnóstico do carcinoma:

O diagnóstico do carcinoma geralmente começa com um exame físico e uma revisão dos sintomas do paciente. 

Se um médico suspeita de carcinoma, ele pode solicitar exames de imagem, como raios-X, ultrassom, tomografia computadorizada (CT) ou ressonância magnética (MRI). Biópsias também são frequentemente realizadas para confirmar o diagnóstico.

Tratamento do carcinoma:

As opções de tratamento para o carcinoma dependem do tipo, estágio e localização do câncer, bem como da saúde geral do paciente. Os tratamentos podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapias direcionadas e imunoterapia.

Estratégias de tratamento para sarcoma e carcinoma:

Cirurgia:

Em muitos casos, a cirurgia é um tratamento muito indicado para ambos, o sarcoma e o carcinoma. O objetivo é remover o tumor e qualquer tecido circundante que possa conter células cancerígenas.

Radioterapia:

A radioterapia usa radiação de alta energia para matar células cancerígenas. Pode ser usada antes da cirurgia para encolher um tumor, depois da cirurgia para matar quaisquer células cancerígenas restantes, ou como o principal tratamento se a cirurgia não for uma opção.

Quimioterapia:

A quimioterapia usa drogas para matar células cancerígenas. Pode ser administrada por via oral, por injeção ou por via intravenosa. A quimioterapia é frequentemente usada em combinação com cirurgia e/ou radioterapia.

Terapias direcionadas e Imunoterapia:

As terapias direcionadas são drogas ou outras substâncias que visam células cancerígenas específicas, causando menos danos às células normais. A imunoterapia é um tipo de tratamento que ajuda o sistema imunológico do corpo a combater o câncer.

Como vimos, a sua compreensão sobre sarcoma e carcinoma, desde seus sintomas até os métodos de diagnóstico e tratamento, é vital para ajudar seus pacientes a lutar contra essas doenças. 

Como sempre digo, com o conhecimento certo e as ferramentas adequadas, é possível prevenir o câncer e, também, elaborar protocolos de tratamento mais assertivos.

Até semana que vem com mais um conteúdo sobre saúde aqui no meu blog!

 

Posts Populares

Alguma coisa

Principais conhecimentos acerca do câncer: tudo o que você precisa saber!

Alguma coisa

Breve histórico do câncer no Brasil: desde os primeiros casos até os dias atuais!

Alguma coisa

Saiba como surgiu a Cirurgia Oncológica

Marque sua consulta online

Páginas

Contato

  • R. Santos Dumont, 56 - Granbery, Juiz de Fora, Hospital 9 de Julho

  • R. Barão de Juiz de Fora - Vitorino Braga, Juiz de Fora, Hospital João Felício

  • (32) 3690-8098

  • brmarcelino@oncologico.com.br

Mídias Sociais

Páginas

Contato

  • R. Santos Dumont, 56 - Granbery, Juiz de Fora, Hospital 9 de Julho

  • R. Barão de Juiz de Fora - Vitorino Braga, Juiz de Fora, Hospital João Felício

  • (32) 3690-8098

  • brmarcelino@oncologico.com.br

Mídias Sociais