Consulta com o cirurgião oncológico: como me preparar?
Por autor simples | Publicado: 02/04/2023
Consulta com o cirurgião oncológico: como me preparar?
O câncer é uma das doenças mais temidas pelas pessoas e, de acordo com um novo relatório do INCA - Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. O estudo ainda aponta que cerca de 70% da incidência está nas regiões Sul e Sudeste.
O desconhecido sempre gera medo e lidar com o diagnóstico não é tarefa fácil. Ademais, com a facilidade para buscar informações em “apenas um clique”, existe a circulação de muita desinformação, gerando uma ansiedade ainda maior nos pacientes oncológicos.
Desse modo, a consulta com o especialista é um momento de suma importância para a desmistificação de diversos mitos sobre o câncer, além de tranquilizar o paciente, esclarecendo qualquer dúvida.
A fim de te ajudar a se preparar, e fazer com que a visita ao cirurgião oncológico seja realmente proveitosa, separei algumas dicas. Acompanhe o blog de hoje e conte comigo!
Leve todos os seus exames:
Via de regra, a consulta com o cirurgião oncológico dura, em média, uma hora, podendo se estender caso o médico ache necessário. O especialista avaliará todos os exames já feitos, como biópsias, tomografias e ressonâncias, por exemplo, além de levantar informações sobre tratamentos anteriores, estilo de vida, medicamentos utilizados e histórico familiar.
Também podem ser solicitados exames complementares, que permitirão a definição da melhor abordagem a ser adotada no tratamento.
Prepare-se para a consulta:
É normal que essa primeira visita ao cirurgião oncológico seja repleta de medos e receios. Por isso, é importante avaliar de que maneira você se sente mais seguro e confortável para a consulta: sozinho ou acompanhado de algum familiar ou amigo.
Aqui vai a dica principal: não tenha vergonha de perguntar! Esclareça toda e qualquer dúvida. Desse modo, você consegue se preparar melhor para cada etapa do tratamento, se sentirá mais seguro, além de estabelecer uma relação de maior confiança com o profissional responsável pelo seu acompanhamento.
Entretanto, é compreensível que em meio ao nervosismo diante de toda a situação, algumas questões sejam esquecidas durante a conversa junto ao especialista. Por isso, não deixe de anotar as perguntas que deseja fazer.
De forma geral, estes são alguns pontos que devem ser considerados:
Entenda melhor a sua condição:
É importante que você compreenda o que de fato está acontecendo em seu organismo e de que forma a doença se desenvolve para que, consequentemente, haja maior assimilação do tratamento.
Anote e pergunte:
- Em quais órgãos os tumores estão localizados?
- Quais as probabilidades de metástases?
- Quais as possíveis causas da doença?
- Existe alguma especificidade no quadro?
- Quais as chances de cura?
Fique por dentro do tratamento:
O tratamento é delicado e varia de acordo com o quadro de cada pessoa, levando em consideração diversos fatores como as condições de saúde geral, psicológicas, etc. Nesse sentido, é importante que haja uma boa comunicação entre o paciente e o médico especialista para que tudo ocorra da maneira mais tranquila possível.
Anote e pergunte:
- Qual será a abordagem do tratamento?
- Como ele funciona?
- A previsão de duração do tratamento é de quanto tempo?
- Quais cuidados preciso ter nesse período?
- Quais os possíveis efeitos colaterais do tratamento?
- Há alguma medida para amenizar esses efeitos? Como devo proceder?
- Existe risco de a doença voltar?
Em caso de cirurgia:
O sucesso de um procedimento, além de ser realizado por uma equipe devidamente capacitada e ambiente hospitalar adequado, depende, também, de cuidados pré e pós-operatórios que precisam ser seguidos pelo paciente. Ademais, é indispensável que a pessoa compreenda como funciona a cirurgia para que se sinta mais segura.
Anote e pergunte:
- Qual técnica será utilizada e como ela funciona?
- Quais as possíveis complicações?
- Quais cuidados pré e pós-operatórios preciso ter?
- Devo seguir alguma dieta específica?
- Quais atividades preciso interromper?
- Como cuidar dos curativos?
- Quanto tempo para a recuperação?
Mudanças no estilo de vida:
Uma doença como o câncer impacta a vida do paciente em diferentes aspectos. Dessa forma, é importante esclarecer questões relacionadas à rotina, como lidar com certas situações e próximos passos.
Anote e pergunte:
- É recomendável que eu busque apoio psicológico?
- Quais mudanças preciso fazer no meu estilo de vida?
- O que devo esperar do meu futuro após o tratamento?
Se, ainda assim, surgir alguma dúvida após sair do consultório, é possível entrar em contato com o cirurgião oncológico. O importante é que o paciente se sinta acolhido e seguro para dar início a todo o procedimento.
Afinal, mesmo que um diagnóstico de câncer seja um choque para a pessoa e seus queridos, é importante lembrar que com os diversos avanços, não só da medicina, mas também tecnológicos, as chances de cura podem ser altas se seguidos todos os cuidados de forma adequada.
Você não está sozinho nessa luta!
Dr. Bruno Marcelino - Cirurgião Oncológico