Principais conhecimentos acerca do câncer: tudo o que você precisa saber!
Por autor simples | Publicado: 16/03/2023
Principais conhecimentos acerca do câncer: tudo o que você precisa saber!
O câncer é uma das doenças mais temidas e desafiadoras da atualidade. Ainda que a medicina tenha avançado significativamente no combate a esta enfermidade, há muito a ser aprendido sobre ela.
Pensando nisso, no blog de hoje, decidi apontar os principais conhecimentos que qualquer pessoa precisa ter acerca do câncer, incluindo as suas causas, sintomas, prevenção e tratamentos disponíveis.
Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como se prevenir? Então, continue aqui comigo e esclareça as suas dúvidas. Boa leitura!
Primeiramente, uma breve definição sobre o que é câncer
“Câncer” é um termo que inclui mais de 100 tipos de doenças malignas. Tais condições são caracterizadas pela divisão e pelo crescimento descontrolado de células anormais.
Esse ajuntamento desordenado de células é um tumor maligno que pode invadir tecidos saudáveis e se espalhar para outras partes do corpo, o que chamamos de metástases.
Para continuarmos, você precisa ter em mente mais uma coisa:
Todo câncer é um tumor, mas nem todo tumor é um câncer.
“Mas não são a mesma coisa?” A resposta é não!
Um tumor consiste em um conglomerado de células anormais, como explicado logo acima. A diferença entre um tumor e um câncer está, basicamente, na capacidade de invadir estruturas.
Quando o tumor é maligno, é chamado de câncer. Quando é benigno, ele pode ser removido por meio de uma cirurgia, por exemplo, sem maiores complicações e sem a necessidade de tratamentos mais agressivos, como a radioterapia e a quimioterapia.
Esclarecida essa questão? Certo! Então vamos conferir, rapidamente, os tipos de câncer mais comuns em nossa sociedade.
Principais Tipos de Câncer
Existem vários tipos de câncer, cada um com características únicas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, dentre os mais comuns, podemos citar:
Câncer de mama
Câncer de pulmão
Câncer colorretal
Câncer de próstata
Câncer de pele
Câncer de estômago
Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles?
Câncer de mama
É o tipo mais comum entre as mulheres, sendo responsável por cerca de 25% de todos os casos de câncer entre o sexo feminino. Ele pode ser detectado através de exames como mamografias e biópsias.
Câncer de pulmão
É o segundo tipo mais comum, sendo o maior causador de mortes devido ao câncer do que qualquer outro tipo. O principal fator de risco para o câncer de pulmão é o tabagismo.
Câncer colorretal
Atinge o intestino grosso (cólon e reto), sendo o terceiro tipo mais comum e a causa de 8% das mortes por câncer. A colonoscopia é o exame mais comum para detectá-lo.
Câncer de próstata
É o mais frequente entre os homens, responsável por cerca de 10% de todos os casos de câncer entre o sexo masculino. Pode ser detectado através de exames como o toque retal e o exame de sangue para PSA.
Câncer de pele (não melanoma)
É o mais frequente no Brasil e possui maior incidência em pessoas acima de 40 anos de idade. Pode ser detectado por meio da biópsia e, por isso, é importante ficar alerta com relação aos sintomas, como: feridas que não saram e sangram por semanas, verrugas que crescem, nódulos, além de pintas assimétricas de mais de uma cor, por exemplo.
Câncer de estômago
Também chamado de câncer gástrico. Cerca de 60% dos pacientes com câncer de estômago têm 65 anos de idade ou mais. A endoscopia digestiva alta é o principal exame para detectar a doença.
Causas do câncer
Ainda não se sabe exatamente o que causa o câncer. Entretanto, há alguns fatores de risco conhecidos que podem aumentar a probabilidade de desenvolver a doença, como:
Tabagismo
Consumo excessivo de álcool
Dieta pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares
Sedentarismo
Exposição à radiação
Exposição a agentes químicos perigosos no local de trabalho
Exposição a agentes infecciosos
Histórico familiar de câncer
Idade avançada
Sintomas do câncer e como identificá-los
Os sintomas do câncer variam, dependendo do tipo e da localização da doença. De forma geral, alguns sintomas incluem:
Perda de peso sem motivo aparente
Perda de apetite
Cansaço e fadiga constantes
Suores noturnos
Febre recorrente
Dor persistente
Pele pálida
Enjoos e vômitos frequentes
Feridas que não cicatrizam
Tosse persistente
Sangramento nas fezes ou na urina
Mudanças nos hábitos intestinais
Crescimento de manchas na pele que mudam a aparência
Possíveis tratamentos para o Câncer
O tratamento para o câncer varia de acordo com o tipo, com a localização e com o estágio em que a doença se encontra. Desse modo, após avaliação minuciosa de cada caso pelo especialista é que o melhor tratamento ou a combinação deles é indicada ao paciente.
Algumas opções são:
- Cirurgia
Radioterapia
Quimioterapia (além da imunoterapia e terapia alvo)
Mas ninguém quer chegar a este ponto certo? Então, fica o lembrete:
A prevenção é o melhor tratamento
Por mais que algumas pessoas possam ter maiores chances do que outras de desenvolverem algum tipo de câncer, o fato é que ninguém está totalmente a salvo de vir a ter a doença.
Desse modo, a prevenção com relação aos fatores comportamentais e ambientais são essenciais para diminuir, ao máximo, esse risco. Dentre eles, podemos listar:
Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes
Realizar atividade física regularmente
Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool
Proteger-se da exposição à radiação (com o uso de protetor solar, por exemplo)
Realizar exames de rotina e acompanhar qualquer mudança no seu corpo
Dessa forma, você ainda consegue adquirir uma melhor qualidade de vida e bem-estar em sua rotina.
Para encerrarmos, é importante ressaltar alguns pontos:
O câncer é uma doença séria que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou gênero. Embora não haja garantias de que você não desenvolverá câncer, existem medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco.
Desse modo, é importante conhecer os fatores de risco e os sintomas para que você possa agir rapidamente caso desenvolva algum problema. Se houver preocupações com relação à sua saúde, consulte um médico imediatamente.
Tenha em mente que com a combinação de prevenção e do diagnóstico precoce, aliados a um tratamento adequado, é possível vencer o câncer e alcançar uma vida saudável e feliz.
E se você gostou do artigo de hoje e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o meu blog. Por aqui, semanalmente, trarei curiosidades e informações de forma clara e fácil, a fim de que você fique por dentro de como se cuidar da melhor maneira!
Então, já temos mais um encontro marcado. Até o próximo!